Simulados Célula

Pra quem está fazendo o curso técnico de Manutenção  de Aeronaves (MMA), a melhor forma de se preparar pra banca da ANAC é fazendo exercícios. Apesar das apostilas serem altamente desatualizadas e confusas, é o que nós temos de material didático hoje, e é o que a prova te pede. Por isso, fiz alguns exercícios com base na apostila e em provas anteriores (com gabarito no final).
Aproveite!






SISTEMA HIDRÁULICO

01 – Qual equipamento serve para proteger (segurança) o sistema hidráulico e direcionar o fluido para o reservatório?
a) Válvula unidirecional
b) Linha de retorno do cilindro
c) Válvula de alívio
d) Bomba de reforço
e) Unidirecional

02 - Qual a unidade que possui a finalidade de controlar a saída da bomba dentro da linha de operação?
a) Acumulador hidráulico
b) Válvula de controle de fluxo
c) Válvula de alívio de pressão
d) Regulador de pressão.
e) Restritora

03 – A maioria dos reservatórios são equipados com uma vareta ou visor de vidro, através dos quais o nível pode ser conveniente e precisamente verificado. Os reservatórios são:
Qual a alternativa correta?
a) Abertos
b) Fechados
c) Pressurizados
d) Pressurizados, fechados e abertos.
e) Pressurizados e Fechados

04 – Indique a única alternativa certa. Tomando por base uma bomba, podemos instalar um acumulador:
a) Antes da bomba.
b) Depois da bomba.
c) Dentro da bomba.
d) Na linha de retorno.
e) No filtro de baixa pressão.
                                                                                                                                                             
05 - A unidade que possui a função de estocar pressão para suprir o sistema hidráulico é:
a)   Reservatório
b)   Acumulador hidráulico
c)   Válvula de alívio
d)   Bomba hidráulica
e) Cilindro atuador

06 - O principio básico de funcionamento dos acumuladores de pressão é:
a) Diferença de área e igualdade de pressão
b) Diferença de pressão e igualdade de área
c) Igualdade de pressão e igualdade de área
d) Diferença de pressão e diferença de área
e) Pressão e vazão constante

07 - Depois de abastecermos o acumulador hidráulico, com a pré-carga de nitrogênio, devemos:
a) Despressurizar o sistema hidráulico
b) Pressurizar o sistema hidráulico
c) Desconectar as bombas do sistema
d) Girar o motor da aeronave
e) Colocar a ANV no macaco

08 - A unidade que recebe o fluxo de dois sentidos, permite passar somente em um sentido e evita que o mesmo retorne, é:
a) Válvula Lançadeira
b) Válvula restritora
c) Válvula unidirecional
d) Válvula de alívio térmico
e) Regulador de pressão

09 - Qual componente hidráulico trabalha ao mesmo tempo com pressão hidráulica  e pneumática:
a) Acumulador
b) Reservatório
c) Válvula de alívio
d) Amortecedor
e) Regulador

10 – Um líquido encorpado (grosso) que ofereça boa vedação nas bombas, válvulas e cilindros com resistência ao escoamento...
a) Aumenta a potência do sistema
b) Evita perda do sistema
c) Aumenta a potência do sistema e baixa a temperatura
d) Perde potência e aumenta a temperatura
e) Permanece constante a temperatura e pressão



INSTRUMENTOS

1-  Que outro nome recebe o horizonte artificial?
a) climb
b) variõmetro
c) altímetro
d) giro horizonte
e) barômetro

2-  Qual é a função do sistema de ângulo de ataque nos aviões?
a) informar sobre ventos fortes
b) indica velocidade do ar
c) indica velocidade do avião
d) alerta piloto sobre stol
e) nda

3-  O que é rosa dos ventos?
a) um local sagrado
b) símbolo ´pintado no solo
c) desenho de uma rosa
d) um circulo com uma cruz
e) nda

4-  Qual é a principal vantagem de se usar sistema sincro no avião?
a) preço
b) leveza
c) rapidez
d) precisão
e) nda

5-  Quais são os três tipos de sistema sincro?
a) autosyn- celsyn – magnesyn
b) magnésio- celsius- automático
c) indicador- cablagem- transmissor
d) ponteiro- cilindro- tubo
e) nda

6-  Qual é a finalidade do piloto automático?
a) reduzir custo
b) reduzir peso
c) minimizar tempo
d) reduzir trabalho- fadiga- esforço em vôos longos
e) reduzir consumo de combustível

7-  Quais os dois tipos de termômetro de temperatura bimetálicos?
a) bulbo e bobina
b) sonda e  TIT
c) termopar  e EGT
d) termômetro e sensor
e) baioneta e gaxeta

8-  Como o sistema tipo capacitância indica a quantidade de combustível nos tanques dos aviões?
a) a capacidade do combustível
b) a qualidade do combustível
c) mede o custo
d) mede a octanagem
e) mede o peso do combustível

9-  O princípio do altímetro é o mesmo do:
a) climb
b) velocímetro
c) torquimetro
d) barômetro
e) tacômetro

10-   O que indica um climb?
a) velocidade do avião
b) altitude do avião
c) rota do avião
d) a velocidade vertical do avião
e) a posição do avião


                                                                             
PRESSURIZAÇÃO- AR CONDICIONADO

1-  Para as aeronaves que voam nas grandes altitudes, é exigido um sistema de oxigênio para suprir a necessidade de oxigênio do organismo humano em caso de falha do sistema. Qual é o sistema.
a) ar condicionado
b) oxigênio pressurizado
c) alimentação do ar exterior
d) pressurização
e) ventilação

2-  Quais os tipos de oxigênio mais conhecidos?
a) hospitalar- familiar- aviação
b) mecânico- hospitalar- aviação
c) dinâmico- hospitalar- aviação
d) hospitalar- solda- aviação
e) mecânico- dinâmico- familiar

3-  Quais os problemas técnicos associados à pressurização, considerados mais difíceis, para suportar a pressão diferencial em vôo?
a) a velocidade da aeronave
b) o tamanho da aeronave
c) o peso da aeronave
d) projeto- fabricação- seleção de material estrutural
e) o peso- o tamanho- o preço

4-  No sistema de abastecimento de oxigênio das aeronaves, existem dois tipos de válvulas. Quais são?
a) pressão normal  e pressão alta
b) pressão baixa e pressão normal
c) pressão total e pressão normal
d) alta pressão e baixa pressão
e) pressão média e pressão final

5-  As conexões do sistema de oxigênio são feitas de que material?
a) aço- cobre- latão
b) cobre- metal- latão
c) zinco- níquel- cobre
d) cromel- alumel- constantan
e) aço- latão- liga de alumínio

6-  Atualmente os dois tipos de ar condicionado usados na aviação são:
a) refrigeração e aquecimento
b) circulação e aquecimento
c) ciclo de ar e ciclo a vapor
d) evaporação e ebulição
e) congelamento e aquecimento

7-  Qual a faixa de temperatura que o ar condicionado mantém dentro da aeronave?
a) 70º F a 80º F
b) 70º C a 80º C
c) 30º C a 40º C
d) 30º F a 40º F
e) 40º C a 49º C

8-  Uma aeronave voando a 40.000 pés de altitude com o sistema de pressurização funcionando ocorre a pressão diferencial. O que você entende por pressão diferencial?
a) é a soma da pressão interna mais a externa
b) não é a soma mas, a igualdade
c) não é a diferença das duas
d) é a diferença da pressão da cabine e a pressão externa
e) é apenas a pressão externa

9-  Os cilindros de oxigênio pintados na cor amarela clara são de:
a) portáteis
b) manuais
c) baixa pressão
d) alta pressão
e) média pressão

10-   A Válvula redutora de pressão tem a finalidade de reduzir a pressão da garrafa no sistema de alta pressão de oxigênio para quanto?
a) 400 a 500 psi
b) 200 a 300 psi
c) 300 a 400 psi
d) 100 a 200 psi
e) 1000 a 2000 psi



SISTEMAS ELÉTRICOS DE  AERONAVES.

1- É de nosso conhecimento que os conectores facilitam a manutenção quando for necessária uma desconexão freqüente. Numa aeronave, a parte do conector que geralmente é fixa e a que é removível, são respectivamente:
a) tomada e plugue.                            
b) plugue e plugue.
c) plugue e tomada.         
d)plugue e receptáculo.                     
e) receptáculo e plugue.

2-  Quando substituirmos um conector, a parte que deve ser instalada na metade que está “viva” ou “quente” é a que possui conector do tipo:
a) pino ou macho.
b) soquete ou fêmea.
c) A e B estão corretas.
d) macho e fêmea
e) NDA.

3- É sabido que cada classe de conector se diferencia ligeiramente da outra em sua característica de construção. Portanto, as classes que são feitas de alumínio são:
a) A e B
b) A,B e C.
c) A,B,C e D.                                                             
d) A,B,C,D e E.
e)   A,B,C,D e K.

4- Qual a classe de conector que é feita de aço?
a) A
b) B
c) C              
d) D              
e) K

5- As partes que compõem um conector elétrico são:
a) plugue e conector.
b) conector e receptáculo.
c) plugue e plugue.
d)conector e conector
e)plugue e receptáculo

6- Ao selecionarmos um diâmetro de um conduíte para um chicote, devemos especificar um diâmetro interno maior que o diâmetro do chicote em:
a) 25%
b) 35%
c) 50%
d) 75%
e) 100%

7- Durante o vôo normal da aeronave, devemos nos certificar de que a bateria está sendo:
a) continuamente carregada.
b) continuamente descarregada.
c) completamente descarregada.
d) completada com água.
e) completada com eletrólito.

8- Nos sistemas elétricos do avião, os condutores são protegidos por:
a) disjuntores ou fusíveis.
b) disjuntores ou conectores.
c) fitas isolantes.
d) “desarme livre” ou conectores.
e) chave tipo faca.

9- O disjuntor ou fusível deve abrir o circuito ...
a) ao avistar a primeira fumaça.
b) depois que o condutor emitir fumaça.
c) assim que o condutor emitir fumaça.
d) antes do condutor emitir fumaça.
e) todas estão corretas.

10-   Os interruptores de ação de mola são de construção robusta e possuem capacidade de contato suficiente para:
a) somente fechar e conduzir a corrente.
b) somente abrir não conduzindo a corrente.
c) interromper, fechar e conduzir a corrente.
d) Interligar e fechar.
e) NDA

11-   O interruptor tipo mola é geralmente preferido por se obter abertura e fechamento rápidos, o que, conseqüentemente, ...
a) diminui o centelhamento.
b) aumenta o centelhamento.
c) aumenta a tensão.
d) aumenta a corrente.
e) diminui a corrente.

12-   Sabemos que quando um interruptor controlar partes móveis do avião, tais como trem de pouso e flapes, o mesmo deve ser instalado de forma que a alavanca mova-se:
a) somente para cima.
b) somente para baixo.
c) para  a posição intermediária.
d) no sentido contrário ao desejado.
e) no mesmo sentido que o movimento é desejado.

13-   No sistema de iluminação, as luzes especiais que indicam a situação operacional do equipamento no avião são:
a) luzes de formação e de inspeção.
b) luzes de gelo e de trem de pouso.
c) luzes internas e externas.
d) luzes indicadoras e de avisos.
e) luzes de navegação.

14-   É recomendado nunca checar a continuidade ou medir a resistência de um circuito enquanto este estiver...
a) energizado.
b) desenergizado.
c) aberto.
d) inoperante.
e) desligado.

15-   As luzes de táxi usadas na maioria dos aviões têm potência que varia de 150 a 250 watts. As luzes de táxi têm a finalidade de:
a) Permitir a deteção de formação de gelo nos bordos de ataque da asa durante vôo noturno.
b) Iluminar as pistas durante vôo noturno.
c) Permitir iluminação dos trens de pouso para certificar se os mesmos estão travados.
d)   Iluminar os instrumentos na cabine e seção ocupada pela tripulação.
e) Fornecer iluminação no solo durante o táxi ou reboque do avião na pista.

16-   Na aeronave, a luz verde de navegação é sempre instalada no(a):
a) lado direito
b) lado esquerdo
c) parte traseira
d) parte mais alta
e) parte mais baixa



SOLDAGEM

1- São três os tipos de soldagem utilizados em aviação, a saber:
a) Laser, TIG e MIG.
b) Argônio, Acetileno e MIG.
c) Gás, Arco voltaico, e Resistência elétrica
d) Gás , de ponto e MIG.
e) Gás,TIG e MIG.

2- São três os tipos de soldagem de resistência elétrica, a saber:
a) Gás , MiG e TIG
b) Argônio, TIG e em fenda.
c) De rolo, em ponto e em fenda.
d) De rolo, de extremidade e de ponto.
e) De extremidade, em ponto e em fenda.
A)                   

3- As roscas utilizadas no regulador de Acetileno e Oxigênio são respectivamente:
a) Direita e Direita
b) Esquerda e Direita
c) Direita e Esquerda
d) Esquerda e Esquerda
e) Direita e Dupla.

4- O equipamento utilizado para misturar oxigênio e acetileno é o:
a) Manômetro
b) Regulador
c) Maçarico
d) Bicos
e) Cilindro de Gás.
5- Quais os três tipos de chamas utilizados na soldagem a gás?
a) Neutra, carburante e redutora.
b) Carburante, oxidante e redutora.
c) Redutora, oxidante e neutra.
d) Oxidante, redutora e carburante.
e) Carburante, neutra, redutora.
6- Existem quatro posições na qual a soldagem é efetuada. Elas são denominadas:

a) Plana, sobreposta, vertical e sobre-cabeça.

b) Chata, horizontal, vertical e quina.

c) Topo, horizontal, vertical e sobre-cabeça.
d) Plana, Horizontal, vertical e topo
e) Plana, horizontal, vertical e sobre-cabeça.


7- São tipos de juntas soldadas:
a) Chanfro, plano e Topo.
b) Em T, sobreposta e vertical.
c) Em V, sobreposta e topo.
d) Topo, sobreposta e quina.
e) Chanfro topo e Horizontal.

8- A soldagem do titânio deverá ser realizada por:
a) Arco voltaico
b) Gás
c) Elétrica
d) Brasagem
e) Acetileno

9- Um mecânico de aeronave precisa realizar um reparo em uma linha de alta pressão de oxigênio com urgência. Qual o melhor método a ser aplicado?
a) Solda amarela
b) Solda cobre
c) Solda estanho
d) Solda prata
e) Solda Chumbo

10- Numa oficina de revisão, o soldador precisa realizar um reparo no motor do learjet 55, que apresenta uma rachadura no escapamento. Sabendo-se que o material do escapamento é de aço inox, qual o tipo de solda ele deverá aplicar?
a) TIG
b) Ponto
c) Plasma
d) Elétrica
e) Brasagem

11- São tipos de solda realizada na posição chata.
a) Ponto e rebordo
b) Ranhura e filete
c) Sobreposta e T
d) Gás e MIG
e) Mig e elétrica

12- Ao realizar uma solda elétrica na posição chata, o mecânico deve inclinar o eletrodo no ângulo de.
a) 90°
b) 60°
c) 25°
d) 30°
e) 45º



REPAROS ESTRUTURAIS

1- A chapa de reparo deve ter uma seção transversal...?
a) Igual ou menor que a seção original danificada
b) Igual ou maior que a seção original danificada
c) Menor que a seção original danificada.
d) Maior que a seção original danificada.
e) Igual a seção original danificada

2- Para reduzir a possibilidade de rachaduras que se iniciam nas arestas dos cortes devemos fazer?
a) cortes circulares
b) cortes quadrados
c) cortes triangulares
d) cortes cônicos
e) cortes piramidais

3- Ao substituir uma liga 2024-T por uma liga 2024-T80 o material substituto deve ser de...?
a) maior espessura
b) menor espessura
c) igual espessura
d) menor resistência da seção tranversal
e) resistência da seção transversal igual

4- Ao substituir uma liga original por uma liga mais fraca devemos utilizar um material...?
a) de maior espessura de forma que a resistência da seção transversal seja equivalente
b) de menor espessura de forma que a resistência da seção transversal seja equivalente
c) de igual espessura de forma que a resistência da seção transversal seja maior
d) de maior espessura de forma que a resistência da seção transversal seja menor
e) de menor espessura de forma que a resistência da seção transversal seja maior

5- Os reparos realizados em partes estruturais de uma aeronave necessitam de um número definido de rebites esse número varia de acordo com...?
a) resistência ao cisalhamento
b) espessura do material e tamanho do dano
c) resistência ao apoio
d) espessura do material
e) tamanho do dano

6- O que é necessário para determinar a resistência a cisalhamento?
a) tamanho do rebite
b) comprimento do rebite
c) espessura da chapa
d) comprimento do dano
e) diâmetro do rebite

7- O principal objetivo do reparo de aeronave é?
a) restaurar as partes danificadas à sua condição original
b) aumentar a condição das partes danificadas
c) diminuir a condição das partes danificadas
d) igualar a condição das partes danificadas
e) é reparar a parte danificada

8- A ocorrência de uma depressão esférica, rasa, na superfície de um metal, geralmente produzida por uma peça pontuda em contato com a superfície sob alta pressão é?
a) brinelamento
b) brunidura
c) amolgamento
d) goiva
e) dent

9- Perda de metal da superfície por ação química ou eletroquímica é?
a) corrosão
b) brinelamento
c) brunidura
d) roçamento
e) erosão

10-   Falha da superfície metálica através da ação da vibração é um defeito de?
a) goiva
b) corrosão
c)trepidação
d) roçamento
e) rachadura

11-   Qualquer dano que exceda os limites desprezíveis, e possa ser reparado cobrindo-se a área danificada em um componente com um material de reparo denominamos?
a) danos desprezíveis
b) danos reparáveis por remendo
c) danos reparáveis por inserção
d) danos reparáveis por substituição das partes danificadas

12-   Danos que possam ser reparados através do corte de toda área danificada denominamos?
a) danos desprezíveis
b) danos reparáveis por remendo
c) danos reparáveis por inserção
d) danos reparáveis por substituição das partes danificadas
e) nda

13-   Quais são os estresses de combinação?
a)tensão e compressão
b) compressão e cisalhamento
c) flexão e torção
d) tensão e flexão
e) compressão e torção

14-   Quais são os estresses básicos?
a) tensão, compressão e cisalhamento
b) tensão, flexão e compressão
c) flexão, torção e cisalhamento
d) compressão, torção e tensão
e) cisalhamento, torção e compressão

15-   É a força que tende a torcer um membro estrutural ela é chamada de:
a) torção
b) flexão
c) tensão
d) cisalhamento
e) retração

16-    Onde se requer uma superfície aerodinâmica lisa devemos usar o rebite:
a) cabeça chata
b) cabeça redonda
c) cabeça escareada
d) cabeça universal
e) cabeça brazier

17-   Qual é o rebite mais forte da liga de alumínio, e é utilizado em peças sujeitas a grandes estresses?
a) 1100
b) 2017
c) 3003
d) 2024
e) 2117

18-   Qual é o rebite usado em serviços gerais de reparo e não requer tratamento térmico?
a) 1100
b) 3003
c) 2017
d) 2117
e)2024

19-   Passo do rebite é:
a) é a distância perpendicular entre as fileiras de rebite.
b) é a distância entre o centro da cabeça do rebite e a borda da chapa.
c) é a distância entre os centros dos rebites adjacentes em uma mesma fileira.
d) é à distância entre as bordas do reparo.
e) é a distância perpendicular entre as fileiras de rebites e a borda da chapa.

20-   Quem determina o tamanho e o formato do remendo no reparo?
a) espessura do material
b) tamanho do dano
c) resistência a cisalhamento
d) resistência a apoio
e) nº rebites requerido no reparo



MONTAGEM E ALINHAMENTO

1- A superfície de comando deverá ser rebalanceada quando:
a) A aeronave exceder os limites estruturais;
b) A superfície for removida e instalada,
c) A superfície ou seu compensador sofrer reparo;
d) A aeronave realizar um pouso pesado;
e) A aeronave realiza uma pesagem

2- A tendência de um objeto permanecer parado quando sustentado pelo seu próprio centro de gravidade é... 
a) Balanceamento aerodinâmico;
b) Balanceamento estático;
c) Balanceamento central;
d) Pesagem;
e)Balanceamento estrutural

3- A bandeira é utilizado para verificar a:
a) Tragetória da pá do helicóptero;
b) A altura da pá do helicóptero;
c) Regulagem dos comandos;
d) Folga do rotor de calda;
e)A altura do Helicóptero.

4- Para a realização da inspeção de simetria é necessário:
a) Ter um hangar aberto;
b) Ter um piso pavimentado;
c) Ter um cavalete sem folga;
d)Ter um Barômetro calibrado.
e) Todas acima estão corretas;

5- Qual o instrumento usado para a verificação do diedro de uma asa?
a) Régua calibrada;
b) Inclinômetro;
c) Nível bolha;
d) Barômetro;
e)Termômetro

6- Qual a finalidade dos batentes primários de uma superfície de  comando?   
a) Limitar  a superfície até a sua amplitude de eficiência ;
b) Proteger a superfície;
c) Proteger a haste ou cabos de comando;
d) Permitir o movimento livre da superfície;
e) proteger o manche
7- O que devemos fazer para inspecionar a parte do cabo de comando que fica em uma roldana ou tambor?
a) Remove-lo;
b) Passar  um pano
c) Comandar a superfície ao limite de seu curso;
d) somente A e C estão corretas.
e) Todas acima estão corretas;

8- A aeronave , quando parqueada , deve ter suas superfícies de comando travadas.Qual a finalidade deste travamento?
a) Para não moverem o manche;
b) Para não moverem os pedais;
c) Para evitar danos aos cabos de comando;
d) Para evitar danos a estrutura das superfícies de comando
e) Para evitar o deslocamento desnecessário da superfície.


9- Para que servem as roldanas?
a) Para mudar a direção do movimento do cabo;
b) Para guiar os cabos;
c) Para alinhar as hastes;
d)Aliviar o esforço das hastes
e) A e B estão certas
10-   Quando devemos substituir os cabos revestidos?
a) Quando a cobertura estiver desgastada;
b) Quando a cobertura estiver quebrada;
c) Quando estiver apresentando fios com desgastes, pela cobertura.
d) somente A e B estão corretas
e) A,B e C estão corretas.



PESO E BALANCEAMENTO

1-  Qual a finalidade principal do controle de peso e balanceamento das aeronaves:
a) conhecer o manual.
b) a segurança.
c) o controle.
d) A simetria
e) todas acima estão erradas.

2-  Um carregamento inadequado pode:
a) reduzir a velocidade e o consumo de combustível.
b) reduzir a manobrabilidade e o consumo de combustível.
c) reduz a razão de subida e o consumo de combustível.
d) reduz o teto de serviço e aumentar o consumo de combustível.
e) reduz a razão de subida e o consumo de combustível.

3- O peso vazio e o correspondente centro de gravidade (cg) de uma aeronave civil é determinado na________________________.
a) época da homologação.
b) empresa operadora.
c) manutenção.
d) operação.
e) todas acima estão corretas.

4- Em caso de perda dos registros de peso e balanceamento, e na impossibilidade de se obter uma cópia, o que devemos fazer.
a) fazer um novo registro.
b) refazer a pesagem e o novo registro deve ser computado e compilado.
c) balancear a aeronave.
d) realizar um vôo de experiência.
e) ignorar a pesagem

5- Em relação ao  plano de referência, podemos afirmar:
a) è um plano vertical imaginário.
b) a partir dele todas as medidas são tomadas, horizontalmente, para fins de balanceamento. 
c) este plano está em ângulo reto em relação ao eixo longitudinal da aeronave.
d) ele pode estar a frente do nariz da aeronave
e) todas acima estão corretas.
                        .
6- A carga útil de uma aeronave de peso bruto máximo 3850lbs e de peso vazio de 2000lbs é de:
a)1800lbs.
b) 1500kg.
c) 1600lbs.
d)1850lbs.
e) 1900lbd

7- O peso máximo permissível de uma aeronave carregada e sem combustível é a definição  de :
a)peso total de combustível.
b)peso máximo de combustível.
c)peso de combustível zero.
d) peso de combustível mínimo.
e) peso vazio.

8- Qual a finalidade do uso de lastro:
a) para se obter o balanceamento do cg desejado.
b) para retirar a diferença da carga útil.
c) para aumentar o peso máximo de combustível.
d) para dar sinal negativo ao braço.
e) para substituir um passageiro

9- Como achamos o momento de um equipamento determinado em uma aeronave:
a)somando o braço pelo peso do equipamento.
b)subtraindo o braço do peso do equipamento.
c)multiplicando o braço pelo peso do equipamento.
d)dividindo o braço pelo peso do equipamento.
e) somamos a distância ao peso do equipamento.

10- Braço:
a) igual a peso.
b) distância de um item  ao plano de referência.
c) peso do item multiplicado pela distância do plano de referência.
d) diferença do peso pela distância.
e) igual ao momento



ESTRUTURAS

1 – São compartimentos aerodinâmicos usados em aeronaves multimotoras com o fim primário de alojar os motores?
a) Estrutura e asa
b) Colméia e núcleo
c) Naceles e Casulos
d) Monocoque e tubular
e) Monocoque e treliça.

2 – É o estresse que resiste à força que tende a afastar. O motor puxa
a aeronave para frente, porém, a resistência do ar tenta trazê-la de volta.
a) tensão
b) compressão
c) torção
d) cizalhamento
e) Flexão

3  – Há dois tipos gerais de construção de fuselagens. Quais são?
a) treliça e monocoque
b) tela e monocoque
c) tubular e semi - monocoque
d) treliça e tubular
e) Monocoque e reforçada.

4 – Qual membro estrutural foi desenvolvido para reforçar o revestimento?
a) perfis
b) cavernas
c) paredes
d) anéis
e) vigias longitudinais

5- Qual o material encontrado  em áreas expostas a altas temperaturas?
 a) alumínio
 b) magnésio
 c) polônio
 d) ligas de alumínio e magnésio
 e) aço e titânio

6 – Qual membro  estrutural evita a flexão da fuselagem?
a) caverna
b) falsa nervura
c) paredes
d) longarinas
e) anéis

07-Uma longarina construída á prova de falha é constituída de quantas seções?
a) Uma
b) Duas
c) três
d) Quatro
e) Cinco

8- Qual nervura também é chamada de falsa nervura?
a) nervura plana
b) nervura principal
c) nervura dianteira
d) nervura traseira
e) nenhuma  das acima

9- Dependendo de sua localização e método de fixação. A  nervura traseira desenhada para absorver cargas de compressão que tendem a unir as longarinas da asa chama-se nervura ______.
a) Dianteira
b) Parede
c) Plana
d) Principal
e) Lateral

10- As nervuras de metal podem ser aplicadas em asa com longarinas de _________.
a) Metal
b) Madeira
c) Materiais Compostas
d) Metal e Madeira
e) todas acima




GABARITO Simulado Célula

Sistema Hidráulico
1-C      2-D      3-D      4-B      5-B      6-D      7-B      8-C      9-A      10-D

Instrumentos
1-D      2-D      3-B      4-D      5-A      6-D      7-E       8-E       9-D      10-D

Pressurização
1-D      2-D      3-D      4-D      5-E       6-C      7-A      8-D      9-C      10-C

Sistemas Elétricos
1-E       2-B-     3-C      4-E       5-E       6-A      7-A      8-A      9-D      10-C    11-A    12-E
13-D    14-A    15-E     16-A

Soldagem
1-C      2-E       3-B      4-C      5-C      6-E       7-D      8-A      9-D      10-A    11-B    12-C

Reparos
1-B      2-A      3-A      4-A      5-B      6-E       7-A      8-A      9-A      10-C    11-B    12-C
13-C    14-A    15-A    16-C    17-D    18-D    19-C    20-E

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