Simulados Básico

Pra quem está fazendo o curso técnico de Manutenção  de Aeronaves (MMA), a melhor forma de se preparar pra banca da ANAC é fazendo exercícios. Apesar das apostilas serem altamente desatualizadas e confusas, é o que nós temos de material didático hoje, e é o que a prova te pede. Por isso, fiz alguns exercícios com base na apostila e em provas anteriores (com gabarito no final).
Aproveite!





MANUSEIO NO SOLO

1-       Um dos procedimentos para partida em motores de aeronaves é fazermos uso de uma fonte de força elétrica sempre que a aeronave for equipada com arranque do tipo:
a)       manual.                                  
b)       pneumático.
c)       a ar.
d)       elétrico.

2-       Quando tocando uma hélice de motores convencionais, sempre devemos supor que a ignição esteja ligada, porque se a chave de ignição estiver defeituosa poderá permitir um fluxo de corrente no circuito primário do:
a)       gerador.
b)       alternador.
c)       dínamo.
d)   magneto.

3-       Motores turbohélice equipados com arranque tipo pneumático são supridos para partida do primeiro motor com uma fonte do tipo:
a)       Elétrica de Corrente Contínua.
b)       Elétrica de Corrente Alternada.
c)       GTC (Compressor de Turbina a Gás).
d)       Hidráulica.

4-       Numa partida de motor turbojato, em que a temperatura dos gases de exaustão excede os limites especificados, causados por mistura rica, esta é uma característica de:
a)       Partida falsa.
b)       Partida fria.
c)       Partida quente.
d)       Partida morna.

5-       As unidades menores de fonte de força, usadas para partidas em aeronaves pequenas, são equipadas com:
a)       UCG.
b)       Alternador.
c)       Dínamo.
d)       Baterias.

6-       Os tanques de óleo nunca devem ser enchidos até a sua capacidade máxima, ou seja, acima da marca de cheio, devido a expansão térmica do óleo causada pelo:
a)       Aquecimento ou altitude.
b)       Esfriamento ou altitude.
c)       Fluxo e resfriamento.
d)       Somente fluxo.

7-       A ancoragem é uma parte importante do manuseio no solo. Devido a tempestades súbitas, as aeronaves pequenas devem ser ancoradas:
a)       Antes do vôo e estacionada de frente para o vento predominante.
b)       Depois do vôo e estacionada de frente para o vento predominante.
c)       Depois do pré-vôo.
d)       Antes do vôo.

8-       Antes de movimentar uma aeronave que vai ser rebocada, uma pessoa qualificada deverá estar na cabine. A função dessa pessoa em comando é:
a)       Operar os freios no caso de falha do garfo.
b)       Operar os freios no caso do garfo soltar-se do trator.
c)       Operar a aeronave orientando-se pela bússola o seu destino.
d)       As respostas “a” e “b” estão corretas.

9-       A pessoa em comando da operação de reboque deverá verificar que, em uma aeronave com um sistema de direção da roda do nariz, a tesoura de travamento deverá estar destravada para permitir:
a)       O curso mínimo em reboque.
b)       O curso parcial em reboque.
c)       O curso entre 0º e 30º
d)       O curso total em reboque.

10-   É de nosso conhecimento que nunca devemos tentar tirar um calço no motor girando a hélice no sentido contrário, porque isto tende a injetar o óleo do cilindro através do(a):
a)       eixo da hélice.
b)       eixo do motor.
c)       válvula de admissão.
d)       válvula elétrica.

 11- O fogo classe “C” envolvendo fiação elétrica cede melhor a que tipo de produto para extinção de fogo?
a)       Água
b)       Pó quimico
c)       Dióxido de carbono
d)       Todas as acima

12- Quais são as letras que identificam os tipos de fogo e extintores?
a)       K-W-X-Y
b)       A- B- C- D
c)       Z-X- Y-K
d)       A-B-C-D-E

13- Qual procedimento deve ser tomado quando alguém for se utilizar de um extintor?
      a)  ter conhecimento do tipo de fogo
      b)  ter conhecimento do tipo de extintor
                  c)  saber manusear o extintor
                  d)  A- B- C   estão corretas

      14- Quais são os três itens necessários para se obter fogo?
a)       Gasolina- oxigenio e ar
b)       Nitrogenio- gasolina- oxigenio
c)       Oxigenio- combustivel e calor
d)       Álcool- gasolina- querozene

15-   Quando a aeronave tem inicio de fogo na roda do trem de pouso, a que tipo de fogo pertence?
a)       Classe B
b)       Classe A
c)       Classe C
d)       Classe E

ELETRICIDADE BÁSICA

01 - Diz-se que duas ou mais ondas senóides estão em fase  quando passam simultaneamente por:
a) 0° e 180°
b) 100° e 200°
c) 200° e 400°
d) 300° e 360°

02 - A indutância de uma bobina é medida em:
a) Ohm
b) Ampèr
c) Hertz
d) Henry

03 - A reatância capacitiva é medida em:
a) Ohm
b) Ampér
c) Hertz
d) Farad

04 - Com relação à reatância indutiva, podemos dizer que:
a)  É  inversamente proporcional a indutância;
b)  É  inversamente proporcional a capacitância;
c)  É  diretamente proporcional a freqüência;
d)  É  diretamente proporcional a tensão aplicada CC

05 - Pela  Lei dos triângulos-retângulos, chamada de Teorema de Pitágoras, podemos calcular :
a) a Impedância , se tivermos a reatância total e a resistência total;
b) a Potência se tivermos a voltagem total e a corrente total;
c) a Capacitância total se tivermos a freqüência e a reatância capacitiva total;
d) a  voltagem total, se tivermos a corrente e a resistência  total.

06 - Quando há necessidade de uma fonte com mais de 1,5 V, as células deverão ser ligadas em:
a) série.
b) paralelo.
c) série-paralelo.
d) misto

07 - Sabemos que um circuito paralelo é um circuito que existe mais de um caminho para o fluxo de corrente. Desta forma, sobre circuitos paralelos de baterias é correto afirmar, exceto:
      a)  a voltagem é a mesma de uma única célula.
      b)  a corrente total é a mesma de uma única célula.
      c)  a corrente total é igual a soma das correntes individuais de cada célula.
      d)  todos terminais negativos são conectados entre si, e os positivos da mesma forma.

08 - Marque a alternativa errada quanto ao código de cores para resistores de carbono.
a) A 1ª faixa (da extremidade) indica o 1º dígito do valor ôhmico.
b) A 2ª faixa indica sempre o 2 º dígito do valor ôhmico.
c) A 3ª faixa indica o número de zeros a serem adicionados ao 1º e 2º dígitos.
d) A quarta faixa é somente para tolerância de 5%.

09 - Sabemos que um circuito é em série porque possui apenas um caminho para o fluxo de corrente. Assim sendo, podemos afirmar que num circuito em série a adição de resistores...
a)  Diminui a oposição ao fluxo de corrente.
b)  Diminui a resistência no circuito.
c)  Aumenta a oposição ao fluxo de corrente.
d)  Aumenta o fluxo de corrente

 10 - Um chuveiro consome 2860 watts de potência. Considerando a tensão aplicada de 220 volts, qual a corrente que flui pela resistência?
a)  9 ampéres.
b)  10 ampéres.
c)  11 ampéres.
d)  12 ampéres.

  11 - Um resistor de 5Ω e um resistor de 20Ω são associados em série e à associação aplica-se uma DDP de 100 volts. Pergunta-se:
·         Qual a resistência equivalente?
·         Qual a intensidade de corrente em cada resistor?
a)      05 Ω; 4 A
b)      10 Ω;10 A
c)      15 Ω; 25 A
d)      25 Ω; 4 A
 
12 - Existem duas fontes de energia elétrica numa aeronave: o gerador e a bateria. A bateria é usada como fonte auxiliar de energia quando o gerador está:
a) Ativo.
b) Inativo.
c) Operando intermitente.
d) Em standby
   
13 - Os tipos de baterias mais usadas nas aeronaves são:
a)      Chumbo-ácido e Níquel-Cádmio.
b)      Chumbo-ácido e chumbo esponjoso.
c)      Níquel-Cádmio e chumbo esponjoso.
d)      Níquel e Chumbo

14 - Os reostatos e potenciômetros são resistores varáveis que são, às vezes, usados com os divisores de voltagem. Sabendo que eles têm características diferentes, qual a característica do reostato e a característica do potenciômetro?
a)      O reostato varia a temperatura e o potenciômetro varia a corrente.
b)      O reostato varia a corrente e o potenciômetro varia a corrente.
c)      O reostato varia a corrente, enquanto o potenciômetro varia a tensão.
d)      O reostato varia a tensão, enquanto o potenciômetro varia a temperatura.

  15 - A capacidade de armazenamento de uma bateria é referida em:
a)       Ampéres-hora.
b)       Voltagens-hora.
c)       Ampéres-minutos.
d)       Voltagens-minutos


   GERADORES E MOTORES ELÉTRICOS

01 - O interruptor / relé diferencial ( relé de corrente reversa ) atua quando houver uma diferença de potencial entre:
a) a barra do gerador e a barra do inversor;
b) o relé de sobretensão e o relé de corrente;
c) a barra da bateria e a barra do gerador;
d) a barra primária e a secundária.

02 - O nível de voltagem em que o relé de corrente reversa atuará para energizar a barra principal de sistemas elétricos, em milivolts, é:
a) 0,35 a 0,56
b) 350 a 560
c) 0,50 a 1,50
d) 1,50 a 2,00

03 - Aeronaves bimotoras têm dois geradores. Para que ambos estejam energizando a barra principal de Sistemas Elétricos, ao mesmo tempo, eles estarão em ____________________em relação a barra.
a) paralelo
b) série
c) série / paralelo
d) ressonância

04 - Se nas aeronaves quadrimotoras os geradores estão todos , ao mesmo tempo, energizando a barra principal de Sistemas Elétricos, então esses geradores estão _______________________________.
a)dissonantes
b) equalizados
c) em série / paralelo
d) de acordo com as normas

05 - Uma das maneiras de classificar um alternador é pelo número de fases que ele possui.  Podemos dizer que num alternador bifásico há uma defasagem entre suas fases de:
a) 45 graus
b) 90 graus
c) 120 graus
d) 180 graus

06 - Há diversos relés utilizados numa aeronave; alguns se destacam mais que outros em função da importância maior ou menor dos circuitos em que estão atuando. Aquele que atua em função de uma sobrevoltagem, fecha a uma voltagem de:
a) 0,35 Volt.
b) 32 Volt.
c) 28 Volt.
d) 0,65 Volt.

07 - As cargas entre geradores de uma aeronave são distribuídas por igual entre eles. Para isso há ____tipos de paralelismo:
a) 2
b) 3
c) 4
d) 5

08 - No Sistema de equalização de geradores há um resistor calibrado que determina uma queda de voltagem para o paralelismo. O Resistor com menor queda de tensão está na linha do gerador ________________________
a) que estiver fornecendo menos corrente ;
b) com menor tensão;
c) que estiver fornecendo mais corrente ;
d) com maior tensão.

09 - O Paralelismo com ligação positiva é aquele em que o resistor calibrado da equalização está  próximo________
a) ao ponto positivo do gerador;
b) ao ponto mais negativo do gerador;
c) a qualquer ponto de energia do gerador;
d) ao relé contactor do gerador.

10 - Dois geradores energizam a barra principal de um avião e um deles está fornecendo o dôbro de corrente do outro. A corrente que um deles fornece é 200 Ampères. Se a queda de voltagem nos resistores calibrados da equalização é proporcional, e um deles acusa uma queda de 0,20 Volt, então podemos dizer que:
a) a queda de voltagem do outro resistor poderá ser 0,40 Volt;
b) o fornecimento de corrente do outro gerador poderá ser 100 Amperes;
c) a queda de voltagem do outro resistor poderá ser 0,10 Volts;
d) todas as respostas estão corretas

FERRAMENTAS

01- Como é conhecida a ferramenta para apertar e afrouxar parafusos em cruz:
a) em  Z
b) fenda
c) philips
d) allen
e) em  L

02- Como é verificada a medida de uma talhadeira:
a) pelo comprimento
b) largura total
c) espesura
d) largura da laminha
e) largura menos espiga

03- Qual é o nome da ferramenta para cortar chapas:
a) Alicate de corte
b) Arco de serra
c) Tesouras
d) Alicate diagonal
e) Alicate de freno

04 - Qual ferramenta é utilizada para pequenos espaços e que tem a sua extremidade em ãngulo de 90°:
a) Philips
b) reed and prince
c) chave em Z
d) allen

05- Qual destas ferramenta se usa em chapa de aluminio para não danificá-la :
a) martelo de bola
b) martelo de pena
c) marreta
d) macete

06- Como é calculada a medida de uma lima;
a) comprimento total
b) largura da lâmina
c) espessura
d) comprimento total menos espiga

07- Qual ferramenta você utiliza para marcar chapas antes da furação:
a) chave de fenda
b) chave philips
c) vazador
d) punção de centro

08- Qual ângulo recomendado para se afiar uma broca:
a) 28º
b) 70º
c) 59º
d) 108º

09- Como pode ser classificada uma chave de fenda;
a) formato- tipo de comprimento – haste
b) modelo- tamanho- peso
c) tipo- formato – tamanho
d) modelo- forma- tipo

10- A chave de fenda comum deve preencher quantos por cento do parafuso :
a) 50%
b) 65%
c) 75%
d) 55%

 AERODINÂMICA

1-       Sobre o efeito da Assimetria de sustentação assinale a afirmativa correta.
a)       Com o helicóptero deslocando-se para frente à velocidade da pá que recua aumenta;
b)       A velocidade da pá que avança aumenta quando a aeronave realiza vôo vertical;
c)       No deslocamento à frente a ação do vento relativo faz aumentar a velocidade da pá que avança;
d)       No deslocamento à frente a ação do vento relativo faz diminuir a velocidade da pá que avança.
e)       Não ocorre a assimetria nos rotores principais de uma aeronave de asa rotativa.

2-       Sobre o efeito Solo assinale a alternativa falsa:
a)       É uma espécie de colchão de ar entre o solo e a aeronave de asas rotativas;
b)       Ajuda a sustentação da aeronave;
c)       É efetivo a uma altura igual ao diâmetro da pá;
d)       Deve ser realizado sobre uma superfície plana e sólida.
e)       Só ocorre em aeronaves de asas rotativas

3-        Na situação de auto-rotação temos, exceto:
a)       Não há fornecimento de potencia do motor para o rotor principal;
b)       O rotor principal  gira livremente;
c)       O fluxo de ar tem o sentido de baixo para cima;
d)       O rotor principal é acionado pelo vento relativo.
e)       O fluxo de ar tem o sentido de cima para baixo.

4-       Para a aeronave de asa rotativa, como é chamado o movimento em torno do eixo longitudinal e é acionado movimentando o:
a)       Guinada e Coletivo;
b)       Rolamento e Coletivo
c)       Rolamento e comando do cíclico;
d)       Guinada e comando do cíclico.

5-       Qual o ângulo definido pela corda da asa e o vento relativo?
a)       Incidência;
b)       Ataque
c)       Diedro
d)       Decalagem.

6-       O leme de direção controla que movimento e sobre qual eixo, respectivamente?
a)       Guinada e eixo vertical;
b)       Rolamento e eixo longitudinal
c)       Arfagem e eixo lateral;
d)       Guinada e eixo lateral.

7-       Ao fazer uma curva para a esquerda em uma aeronave, devemos acionar:
a)       Manche para esquerda e pedal para esquerda;
b)       Manche para esquerda e pedal para a direita;
c)       Manche para direita e pedal para a direita;
d)       Manche para a direita e pedal para esquerda.

8-       Qual o ângulo na aeronave que o piloto pode alterar.
a)Incidência;
b) Ataque
c) Diedro
d) Decalagem

9-       Qual o ponto que se move ao longo da corda do aerofólio com a mudança do ângulo de ataque?
a)       Centro de Pressão;
b)       Centro de Gravidade
c)       Ponto de Equilíbrio;
d)       Ponto de Incidência.

10-   São superfícies do grupo auxiliar, exceto?
a)       Compensador
b)       Flaps
c)       Slots
d)       Slats.

MATERIAIS DE AVIAÇÃO

1)       Dispositivos de fixação, que permitem segurança e rigidez na união de peças é?
a) parafusos
b) rebites
c) cola
d) solda
 
2)       Os parafusos utilizados em estruturas de aeronaves podem ser?
      a) tipo padrão – AN, NAS com encaixe na cabeça para ferramentas, de tolerância mínima,
          ou do tipo MS
b) rosca soberba
c) NAS com encaixe na cabeça para ferramentas de tolerância máxima
d)  tipo AM

3)       Quais são os três estilos de cabeça do parafuso AN?
a) hexagonal, clévis e olhal
b) quadrado, redondo e cabeça escariada
c) clévis, redondo, quadrado
d) olhal, clévis e cabeça escariada

4)       Escolha entre os materiais abaixo aquele nunca deve ser usado nas estruturas primária ou secundária de uma aeronave:
a) parafuso
b) porca
c) parafuso de retenção
d) arruela freno

5)       Em qual tipo de torquímetro não é aconselhável o uso de extensão?
a) barra flexível
b) catraca
c) estrutura rígida
d) nenhuma das acima

6)       Qual é o tipo de prendedor de abertura rápida utilizado para prender coberturas e carenagens da aeronave?
a) dzus
b) camloc
c) airloc
d) flexlock

7)       A identificação 3x7, em um cabo de comando, significa que o mesmo possui:
a) 24 fios
b) 3 fios com 7 pernas
c) 21 fios com 3 pernas
d) 3 pernas com 7 fios

8)       Ao conjunto de pernas torcidas em forma helicoidal, dá-se o nome de:
a) fio
b) terminal
c) cabo
d) pernas

9)       Qual é o terminal usado para conectar o cabo a um esticador?
a) terminal esférico
b) terminal para fixação em haste
c) terminal em sapatilha
d) terminal rosqueado

10)   Na frenagem do esticador, quantas voltas devem ser dadas com arame?
a) uma volta
b) duas voltas
c) três voltas
d) quatro voltas



PRINCÍPIO DA INSPEÇÃO

1) A importância das inspeções programadas nas aeronaves é para manter a aeronave da melhor forma possível, exceto:
A) Aumentar a segurança.
B) Aumentar a durabilidade dos componentes.
C) Não ser de ordem obrigatória.
D) Ser a coluna mestra da inspeção.

2) Como varia o tempo de inspeções  para o avião?
A) varia com o modelo do avião. e os tipos de operação desta aeronave
B) O motor pode ser inspecionado utilizando horas de pouso como base de programação
C) O motor pode ser inspecionada utilizando  como base  um sistema de calendário de meses e ano.
D) As instruções do fabricante do avião e do motor não devem ser consultados ao serem estabelecidos intervalos entre as inspeções.

3) O órgão regulador do governo estipula a inspeção de toda aeronave civil a intervalos específicos. Alguns aviões devem ser inspecionados:
A) Semestralmente.
B) A cada 1000 horas de vôo, com a finalidade de comprovar seu estado Geral.
C) Anualmente, enquanto outros a cada 200 horas de vôo.
D) Anualmente, enquanto outros a cada 100 horas de vôo.

4) O  que são fichas e inspeção?
A) É o manual do avião
B) É um boletim técnico de serviço
C) É uma lista de verificações
D) É a documentação do avião.

5) Qual é a finalidade do cartão de inspeção?
A) É a relação dos itens a ser verificado quando realizado a manutenção corretiva.
B) É  mostrar uma relação dos itens a ser verificado quando realizado a inspeção.
C) É a relação dos sistemas e sub-sistemas a ser verificado quando realizado a inspeção.
D) É a relação dos itens a ser verificado quando realizado a manutenção do motor.

6) São inspeções obrigatórias que  devem ser realizadas quando...
A) Com excesso de peso, vôo sob turbulência severa e pousos com impactos normal
B) Sem excesso de peso, vôo sob sem turbulência normal e pousos com impactos severos.
C) Vôo normal  sem excesso de peso, vôo sob turbulência severa e pousos placado.
D) Quando sobrevir pousos com excesso de peso, vôo sob turbulência severa e pousos com impactos severos.

7) É correto afirmar sobre o manual de manutenção do avião:
A) Contém instruções completas para a inspeção de todos os sistemas e componentes instalados a bordo.
B) É usado pelos mecânicos das oficinas de revisão.
C) Possui a descrição dos sistemas elétricos, hidráulico, combustível    e instrução para lubrificação.
D) Contém instruções completas para a inspeção do motor e todos os sistemas e componentes instalados a bordo.

8) A inspeção por partículas magnéticas é um método de detectar fraturas invisíveis e outros defeitos em materiais?
A) Asas e seus componentes.
B) Matérias ferromagnéticos tais como ferro e aço
C) Ligas de alumínio e ligas de ferro.
D) Ligas de ferro e pás de hélice.

9) Quais as operações independentes de magnetização conhecidas?
A) Magnetização circular e magnetização longitudinal. 
B) Magnetização circular e magnetização transversal .
C) Magnetização circular.
D) Magnetização transversal.

10) O conjunto de itens utilizados na inspeção por líquido penetrante fluorescente é ?
A) Penetrante, emulsificador-removedor e revelador.
B) Limpador, removedor ,revelador e luz negra.
C) Penetrante, emulsificador-removedor, revelador e luz negra.
D) Penetrante, emulsificador-removedor e revelador.







Gabarito Simulado Básico (ANAC)

Manuseio no solo

1-D       2-D       3-C       4-C       5-D       6-A       7-B       8-D       9-D       10-       11-C          12-B     13-D     14-C     15-

Eletricidade básica

1-A       2-D       3-A       4-C       5-A       6-A       7-B       8-D       9-C       10-       11-D     12-B     13-A     14-C     15-A

Geradores e motores elétricos

1-C       2-B       3-A       4-B       5-B       6-B       7-A       8-A       9-A       10-D

Ferramentas

1-C       2-D       3-C       4-C       5-D       6-D       7-D       8-C       9-A       10-C

Aerodinâmica



Materiais de Aviação

1-A       2-A       3-A       4-D       5-A       6-B       7-D       8-C       9-D       10-D


Princípio de inspeção

1-C       2-A       3-D       4-C       5-B       6-D       7-A       8-B       9-A       10-C

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